
A blindagem midiática como dispositivo de enunciação
2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA; Volume: 18; Issue: 1 Linguagem: Português
10.5007/1984-6924.2021.59588
ISSN1984-6924
AutoresAda Cristina Machado Silveira, Clarissa Schwartz, Carlos Renan Samuel Sanchotene,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoO texto dedica-se ao estudo de um termo posto em voga na cobertura jornalística brasileira em tempos recentes, o de blindagem propagada por via midiática. A noção surge no momento social, econômico e político do Brasil de efervescência de manifestações. A blindagem aqui tomada como dispositivo pode referir-se ao processo relativo ao contrato de comunicação ao deter propriedades de um dado suporte midiático, seu consequente produto e o conjunto de relações que seu reconhecimento pode engendrar. Ela caracterizaria uma dada estratégia editorial da mídia de referência que vem a ser denunciada por mídias alternativas e emergentes. A análise de ações envolvendo o uso do termo blindagem, seja na textualidade dos veículos jornalísticos (em suas versões on-line), seja na crítica propiciada pela mídia alternativa ou, ainda, nos comentários dos leitores (expressas em mídias sociais digitais), encaminha para a necessidade de aprofundamento do estudo no cenário da midiatização.
Referência(s)