
Empréstimos & Financiamentos: uma revisão sistemática sobre o ensino de Sistemas de Amortização
2021; Sociedade Brasileira de Educação Matemática; Volume: 11; Issue: 3 Linguagem: Português
10.37001/ripem.v11i3.2793
ISSN2238-0345
AutoresBruno Gomes de Freitas, Fernanda Aparecida Ferreira, Valéria Guimarães Moreira,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoO presente artigo apresenta uma revisão sistemática acerca do ensino dos Sistemas de Amortização no Ensino Médio. Essa ação é parte integrante de uma pesquisa sobre Empréstimos & Financiamentos na Educação Básica, desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT. O corpus desse mapeamento é composto por 20 pesquisas coletadas no repositório de dissertações do referido programa, publicadas no período de 2013 a 2020. Sob as orientações metodológicas de Ferreira (2002) e Ferreira et al (2013), informações obtidas a partir de leituras interpretativas e panorâmicas dos trabalhos nos permitiram identificar focos e perspectivas no ensino dos Sistema de Amortização Constante - SAC e da Tabela Price, principais sistemas mencionados nesse texto. Ao categorizar as pesquisas quanto aos conteúdos matemáticos abordados, aos recursos utilizados no ensino e aos materiais/produtos desenvolvidos, nossas análises destacaram o uso de planilhas eletrônicas como recurso eficaz às abordagens em sala de aula e a aplicação de atividades e sequências didáticas que orientam a tomada de decisões sobre um financiamento. Tais resultados evidenciam o caráter balizador dessa revisão para produção de novas pesquisas, especialmente, àquelas desenvolvidas no âmbito da Educação Financeira.
Referência(s)