Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Empréstimos & Financiamentos: uma revisão sistemática sobre o ensino de Sistemas de Amortização

2021; Sociedade Brasileira de Educação Matemática; Volume: 11; Issue: 3 Linguagem: Português

10.37001/ripem.v11i3.2793

ISSN

2238-0345

Autores

Bruno Gomes de Freitas, Fernanda Aparecida Ferreira, Valéria Guimarães Moreira,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

O presente artigo apresenta uma revisão sistemática acerca do ensino dos Sistemas de Amortização no Ensino Médio. Essa ação é parte integrante de uma pesquisa sobre Empréstimos & Financiamentos na Educação Básica, desenvolvida no Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT. O corpus desse mapeamento é composto por 20 pesquisas coletadas no repositório de dissertações do referido programa, publicadas no período de 2013 a 2020. Sob as orientações metodológicas de Ferreira (2002) e Ferreira et al (2013), informações obtidas a partir de leituras interpretativas e panorâmicas dos trabalhos nos permitiram identificar focos e perspectivas no ensino dos Sistema de Amortização Constante - SAC e da Tabela Price, principais sistemas mencionados nesse texto. Ao categorizar as pesquisas quanto aos conteúdos matemáticos abordados, aos recursos utilizados no ensino e aos materiais/produtos desenvolvidos, nossas análises destacaram o uso de planilhas eletrônicas como recurso eficaz às abordagens em sala de aula e a aplicação de atividades e sequências didáticas que orientam a tomada de decisões sobre um financiamento. Tais resultados evidenciam o caráter balizador dessa revisão para produção de novas pesquisas, especialmente, àquelas desenvolvidas no âmbito da Educação Financeira.

Referência(s)