
Solon Leontsinis e a proposta de criação do serviço de exposições circulantes de empréstimo do Museu Nacional (1959)
2021; UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 6; Issue: 2 Linguagem: Português
10.3895/actio.v6n2.14290
ISSN2525-8923
Autores Tópico(s)Science and Education Research
ResumoO presente artigo apresenta uma análise do opúsculo “Da Utilização dos Mostruários de Empréstimo no Ensino de Ciências Naturais”, publicado em 1959 pelo educador Solon Leontsinis (1928-2005), que atuou no Museu Nacional (MN) entre os anos de 1950 e 1990. A publicação documenta o desejo de o MN promover a educação museal e a educação em ciências por meio da itinerância, criando para tanto o Serviço de Exposições Circulantes de Empréstimo, sob responsabilidade de sua Divisão de Educação. Essa iniciativa concebida no MN teve como importante referência o trabalho de itinerância realizado pelo Field Museum of Natural History, antigo Museu de História Natural de Chicago, e é apresentada no bojo das discussões promovidas pela UNESCO sobre o tema, em especial a partir do Seminário Regional sobre a Função Educativa dos Museus, realizado em 1958 no Rio de Janeiro. O texto de autoria de Solon Leontsinis lança mão das principais referências internacionais sobre o tema disponíveis à época, revelando a atualidade do trabalho realizado pelo setor educativo do Museu Nacional e a sua consonância com os debates internacionais acerca da função educativa dos museus. Não foram identificadas menções a essa publicação na literatura referente ao tema da itinerância e museus de ciência no Brasil. Nesse sentido, por meio deste artigo, buscamos contribuir para a ampliação do conhecimento acerca da História da Educação Museal brasileira e da itinerância de museus de ciência no contexto nacional.
Referência(s)