Artigo Acesso aberto Produção Nacional

“O MENINO QUE DESCOBRIU O VENTO”: REFLEXÕES SOBRE LEITURA E TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

2021; Volume: 23; Issue: 2 Linguagem: Português

10.48075/ri.v24i2.26633

ISSN

1982-3010

Autores

Marieli Rosa, Cindy Mery Gavioli-Prestes, Micheli Rosa,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Levando em consideração o pensamento freireano acerca da leitura do mundo e a noção de letramento nos termos de Soares (2014) e nas discussões de Rojo (2009) e Kleiman (2004), temos como objetivo neste trabalho discutir de que forma essa prática pode ser observada em William Kamkwamba, protagonista do longa-metragem “O menino que descobriu o vento”, de 2019. Ao ver sua aldeia, em Malauí, na África, devastada pela seca, pela fome e pela miséria, William é capaz de ler seu mundo (cf. Freire, 2000) e, por meio da leitura de um livro, Using the energy, ele consegue ajudar sua aldeia. Dessa forma, refletimos as leituras de mundo enquanto contribuição crítica para a formação do cidadão. Para isso, evocamos as contribuições de Mikhail Bahktin (2003; 2009) para compreender as relações entre o “eu” e “outro”, pois o sujeito constitui e é constituído pelas relações sociais e culturais. As conexões entre as fases, apresentadas durante o filme, representam as ligações entre conhecimento, natureza e sociedade, ou seja, imagens de um leitor menino, que não leu somente um livro, mas, seu mundo, seu presente e seu passado.

Referência(s)