A UTILIZAÇÃO DE ATIVIDADE EXPERIMENTAL NO ENSINO DE FÍSICA: UMA EXPERIÊNCIA DIDÁTICA A PARTIR DA VIVÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
2018; Volume: 13; Issue: 5 Linguagem: Português
ISSN
1982-2413
AutoresIanara Viana Vieira, Taylan Corrêa Maia, Jeisane da Silva Almeida Gonçalves, Danielle Rodrigues Monteiro da Costa,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO presente artigo traz o relato das experiencias desenvolvidas no Estagio Supervisionado do Curso de Ciencias Naturais da Universidade do Estado do Para. O trabalho teve como campo de estagio, uma turma do ensino fundamental da rede publica da cidade de Maraba/PA. O objetivo da pesquisa foi propor um experimento com materiais de baixo custo que auxilie no processo de ensino e aprendizagem do conteudo de optica, que e o ramo da Fisica responsavel pelo estudo dos fenomenos associados a luz. A metodologia foi dividida em tres momentos: primeiramente foi realizada uma sondagem dos conhecimentos previos dos alunos sobre o conteudo de optica e planejamento da aula introdutoria; no segundo momento houve a execucao da aula introdutoria sobre o conteudo e aplicacao de questionario; finalizando com a execucao da experimentacao em sala de aula e aplicacao do mesmo questionario para analise comparativa dos dados coletados antes e apos a intervencao metodologica. O bom desenvolvimento dos alunos a proposta apresentada mostrou a eficiencia do experimento “reflexao total e fibra optica” na compreensao do assunto sobre optica. O que possibilitou aos educandos um ensino significativo, levando em consideracao que ele, o aluno, e construtor e possuidor de ideias, alem de contribuir para a construcao do conhecimento cientifico.
Referência(s)