
Conceito da Comunicação na Formação dos Fonoaudiólogos no Ensino Público do Rio Grande do Sul
2021; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Português
10.12957/sustinere.2021.53891
ISSN2359-0424
AutoresCibele Gulartt Avendano, Tiago Pereira de Souza, Erissandra Gomes, Sidney Gonçalves Vieira,
Tópico(s)Linguistics and Education Research
ResumoA área da saúde passa por constantes transformações no seu modelo de atenção ao cuidado. A comunicação está fortemente interligada a estes processos, potencializando e contribuindo com o aprimoramento das relações estabelecidas, tanto pelo mundo do trabalho na saúde, quanto na formação de profissionais da área. Este estudo tem como objeto a formação do profissional Fonoaudiólogo, oriundo de três Instituições de Ensino Superior (IESs) Federais do Rio Grande Sul, apresentadas como: IES A, IES B e IES C. Objetiva verificar a existência do conceito e do significado atribuído à comunicação nos documentos norteadores do ensino da Fonoaudiologia por meio de uma análise de conteúdo nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) e no Perfil do Egresso (PE) contido nos Projetos Pedagógicos Curriculares (PPCs). O estudo apresentou a frequência do vocábulo “comunicação” em cada documento estudado (DCN n=19; PE n=5) correlacionando os termos com os trechos elucidados no texto. A classificação polissêmica encontrada indicou seis aplicações distintas do termo no corpus da IES A e da IES B: presente em títulos e tópicos, atribuído à expressão “comunicação humana”, associado à expressão “tecnologias de comunicação e informação”, vinculado à expressão “comunicação verbal e não verbal”, associado a habilidades de liderança, relacionados a comunicação com pacientes, responsáveis e profissionais de outras áreas. Verificou-se a ausência do termo no PE da IES C. Foi possível também perceber discrepâncias conceituais nas DCNs, no que diz respeito ao entendimento da comunicação enquanto habilidade e não como uma competência profissional.
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