Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

SAÚDE MENTAL: CONSTRUÇÃO DE UM SOFTWARE PARA APLICAÇÃO E GESTÃO DAS INFORMAÇÕES DO SELF-REPORTING QUESTIONNAIRE NO ÂMBITO ESCOLAR

2021; INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português

10.21575/25254774rmsh2021vol6n11408

ISSN

2525-4774

Autores

Amanda Keler Trentin, Eduardo Alberto Felippsen, Monia Karine Azevedo, Michelli Cristina Galli,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

A saúde mental foi negligenciada por muito tempo em nossa sociedade. Ações interventivas em saúde mental são necessárias no sentido de promover uma melhor saúde mental e prevenir o adoecimento. Considerando que estas questões não poupam adolescentes e jovens, a escola coloca-se como um espaço estratégico e privilegiado na execução de ações promotoras e preventivas de saúde mental para este público. Nesse contexto, o objetivo deste trabalho foi desenvolver uma ferramenta computacional para auxiliar a equipe escolar do Instituto Federal do Paraná (IFPR) Campus Assis Chateaubriand a mapear a saúde mental de seus estudantes para assim promover medidas para sua promoção e prevenção. Para tanto, foi realizada a informatização do Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20), um questionário de autorrelato que pode ser utilizado como indicativo da qualidade da saúde mental dos estudantes. Para o desenvolvimento do software foi utilizado a linguagem JAVA de programação orientada a objetos (POO), o banco de dados DB4O e a plataforma de desenvolvimento NetBeans IDE. Como resultado, tem-se um software com potencial para aplicação de um instrumento de avaliação da saúde mental em larga escala, e que permite o acompanhamento do histórico de resposta dos estudantes. Logo, conclui-se que o produto deste trabalho pretende contribuir para a coleta de dados e direcionamento de ações em saúde mental na comunidade escolar.

Referência(s)