
Sociedade e natureza: interpretações, reflexos na Educação Ambiental no Brasil e a necessidade do devir
2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO; Volume: 16; Issue: 4 Linguagem: Português
10.34024/revbea.2021.v16.11852
ISSN1981-1764
AutoresThayanna Maria Medeiros Santos, Bartolomeu Israel de Souza,
Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoConsiderando a necessidade de trazer novos elementos para resolução da problemática que envolve a Educação Ambiental, através de um ensaio bibliográfico crítico, esse artigo efetua reflexão das relações entre a Sociedade e Natureza a partir das correntes ambientais Antropocentrismo e Biocentrismo, destacando algumas das suas consequências para a Educação Ambiental no Brasil. Foi analisado o Antropoceno como abordagem mais atual e condizente com a realidade, cuja perspectiva é transformação social, científica e tecnológica, possibilitando as sociedades tomarem consciência que integram uma “nova” Natureza, uma construção sustentável e duradoura das relações Homem-Natureza, deixando de lado o arcaísmo que compreende a Natureza intocada, com o modernismo cego da ciência cartesiana.
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