O computador como meio de ensino presencial e a distância na educação fundamental
2004; UNIVERSIDADE PITÁGORAS UNOPAR; Volume: 5; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
2447-8733
Autores Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoO artigo trata da introducao do computador como meio de ensino presencial e a distância na educacao fundamental, mais precisamente na educacao infantil, e da adocao de novas linguagens pelas criancas, suscetiveis de situa-las com relacao a este aparato tecnologico. Logo apos a apresentacao, e feita uma explanacao acerca das relacoes entre a crianca e o computador, tendo como pano de fundo a emergencia da Sociedade da Informacao. Em seguida, abordamos as caracteristicas da linguagem hipertextual desenvolvida pelas criancas no contato com o computador. Na terceira parte, sao apresentados alguns dados obtidos em situacoes de observacao das criancas em processo de manipulacao de um software educativo. Por fim, sao elaboradas algumas conclusoes que indicam que a linguagem de comunicacao e informacao que as criancas desenvolvem no contato com o computador, com a Internet, com os softwares educativos, com os jogos eletronicos, com os chats, blogs e com outros dispositivos relacionados a tecnologia informatica, surge naturalmente, ancorada em um ambiente cognitivo que faz nao existirem barreiras, dificuldades ou impossibilidades nos processos de apreensao e de construcao de conhecimentos mediados por tecnologias de comunicacao e informacao.
Referência(s)