Artigo Produção Nacional

O ENSINO DE MECÂNICA ATRAVÉS DO CINEMA

2018; Volume: 13; Issue: 5 Linguagem: Português

ISSN

1982-2413

Autores

Rosiele Oliveira da Encarnação, Renato Xavier Coutinho,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O ensino de Fisica apresenta obstaculos em relacao a abordagem e a contextualizacao no ambiente escolar, refletindo assim no entendimento dos alunos acerca dos conteudos. Portanto, o presente trabalho investigou o uso do Cinema no ensino de Fisica, desenvolveu-se uma intervencao no Instituto Federal do Sul do Brasil, e o publico alvo foram alunos com baixo desempenho nas avaliacoes escolares da disciplina de Fisica. A metodologia utilizada foi a pesquisa-acao, e o principio metodologico da Leitura por Andaimes que conta com tres etapas: A pre-leitura aplicou-se um Questionario Inicial (QI); na etapa de Leitura, um roteiro de acompanhamento, e a exibicao do filme Homem de Ferro 2; e a pos-leitura ocorreu discussoes, elaboracao de atividades pelos alunos e um Questionario Final (QF). Destaca-se,a partir da acao, que o Cinema,juntamente com as problematizacoes, oportuniza a abordagem de tematicas, conceitos e teorias complexas da Fisica, de maneira ludica e reflexiva, abrindo espaco para os diferentes recursos que potencializam o processo de ensino-aprendizagem.

Referência(s)