Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A educação em direitos humanos nos currículos da Universidade Federal de Alagoas - Campus Arapiraca Sede: um olhar para além da observação

2021; Volume: 21; Issue: 1 Linguagem: Português

10.53660/inter-167-s311

ISSN

1516-1854

Autores

Lana Lisiêr de Lima Palmeira, Carla Priscilla Barbosa Santos Cordeiro, Tobyas Maia de Albuquerque Mariz, José Weller Silva,

Tópico(s)

Brazilian Legal Issues

Resumo

O trabalho ora apresentado é fruto de Pesquisa de Iniciação Científica realizada no âmbito da Universidade Federal de Alagoas, Campus Arapiraca -Sede, representando uma análise acerca da formação propagada pelos cursos ali ofertados e que teve como objetivo central avaliar se os mesmos atendem aos postulados da Educação em Direitos Humanos em uma releitura mais dialogada com as políticas educacionais nessa seara. A razão da escolha da Universidade Federal de Alagoas – Campus Arapiraca - deu-se, primeiramente, por ser a unidade de atuação dos pesquisadores, bem como, em termos metodológicos, por se tratar de uma instituição universitária federal e, assim sendo, obrigada a desenvolver ensino, pesquisa e extensão, o que também foi, na medida do possível, objeto de observação no estudo em tela. Assim, assumindo como hipótese a percepção de que ainda prepondera o dogmatismo e o olhar tecnicista na formação dos futuros profissionais, deixando em segundo plano a formação humanística, este trabalho adotou como opção teórico-metodológica a abordagem de natureza qualitativa, com ênfase na revisão de literatura e na análise de todos os currículos e projetos políticos pedagógicos das licenciaturas e dos bacharelados do referido Campus. Para a análise dos dados encontrados, lançou-se mão da Análise de Conteúdo de Bardin (2016), elegendo como categorias a Presença da disciplina Direitos Humanos nos currículos dos cursos e a Proporção das disciplinas de Formação Humanística em relação às disciplinas tecnicistas ou profissionalizantes. No tocante às considerações finais, constatou-se que os postulados da Educação em Direitos Humanos, assim como a formação humanística nos cursos estudados são, ainda, bem diminutas e limitadas, não atendendo de forma suficiente o ideal de uma formação profissional cidadã.

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