“LISTEN TO MY MUSIC”: ARTE, RESISTÊNCIA E CONEXÃO EM ‘2112’
2021; UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PARANÁ; Volume: 5; Issue: 01 Linguagem: Português
10.18817/rlj.v5i01.2576
ISSN2527-1024
Autores Tópico(s)Youth, Politics, and Society
ResumoEste artigo tem por objetivo analisar a música ‘2112’, presente no quarto álbum de estúdio do grupo musical canadense Rush, lançado em abril de 1976. Ao longo da análise, destaca-se a abordagem dada por Neil Peart, baterista da banda e autor das letras e paratextos que compõem as sete partes da referida faixa, acerca do papel da arte na caracterização da individualidade do ser humano e na conexão deste com os outros membros da coletividade. Constrói-se o argumento de que a arte parte do conhecimento do tempo presente para, num exercício de criação, ponderar acerca do futuro. Ao fim, defende-se que o grupo canadense, através de sua narrativa distópica, meta-artística e multimídia, constrói uma mensagem de resistência frente as forças que oprimem, principalmente, a (cri)atividade artística. Para empreender a análise, utiliza-se conceitos de teoria e crítica literária, história e sociologia da arte, psicologia e outras áreas das ciências humanas. Palavras-chave: Música. Arte. Resistência. Conexão.
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