Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Popularização da ciência na preparação para as olimpíadas brasileiras de astronomia: uma análise de desempenho

2021; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 10; Issue: 10 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v10i10.18608

ISSN

2525-3409

Autores

Jeane Auxiliadora da Silva, Mateus Ferreira Belício, Bárbara Kimberly Moraes, Maria Luiza Souza Caetano, Lourival Fernandes Nogueira Neto, Maria Kleire Mendes Rodrigues, Renata dos Santos, Márcio Tsuyoshi Yasuda, Evandro Augusto de Morais, Edelma Eleto da Silva,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) teve sua primeira edição em 1998, promovendo, no Brasil, um evento educacional, com foco científico, já consolidado internacionalmente. O Grupo do Programa de Educação Tutorial de Conexões de Saberes em Física e Popularização da Ciência da Unifei (Campus Avançado de Itabira) criou um programa de atendimento e preparação de alunos com oficinas e gincanas de Astronomia. m parceria com um colégio de Ensino Fundamental de Itabira (MG). Baseado em uma metodologia que busca aliar o prazer em aprender com estudo constante dos alunos nos temas propostos, este programa visa solucionar as dificuldades no processo de formação dos alunos, na assimilação e construção de conhecimentos científicos e no processo de ensino-aprendizagem. Assim, diversas reações importantes foram observadas e este trabalho tem como objetivo mostrar análises relacionadas ao desempenho dos alunos do colégio na OBA. Foi verificado aumento de notas médias das turmas do 7º ao 9º ano, destacando-se as turmas do 7° ano com aumento de rendimento de 36%. Consequentemente, houve um aumento significativo no número de medalhas conquistadas, passando de 1 medalha para cada 50 alunos em 2015 para aproximadamente 1 medalha para cada 4 participantes em 2019.

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