
Inglês como língua franca (ILF) e translinguagem no ensino remoto emergencial
2021; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 20; Issue: 1 Linguagem: Português
10.26512/rhla.v20i1.37559
ISSN2237-0951
AutoresJane Helen Gomes de Lima, Graziela Pavei Peruch Rosso, Liviã Gonçalves Rocha Pasini,
Tópico(s)EFL/ESL Teaching and Learning
ResumoA pandemia da Covid-19 trouxe consigo a necessidade de articular práticas educacionais que fizessem chegar o ensino aos alunos, mesmo fora da escola. Essa nova modalidade de ensinagem remota foi possibilitada com o auxílio das TDICs e suas ferramentas digitais. Com a implementação da BNCC e o ensino remoto emergencial, professores de língua inglesa se viram tentando adequar suas práticas tanto às ferramentas digitais como à perspectiva do ILF. Em resposta à nova realidade, definimos como objetivos deste estudo: i) compartilhar uma aula de língua inglesa implementada nos anos iniciais de duas escolas do ensino fundamental I durante o ensino remoto emergencial, com o foco em desenvolver uma prática translíngue com os estudantes por meio das TDICs e suas ferramentas digitais e ii) refletir sobre os resultados produzidos por essa aula à luz dos estudos da área de Inglês como Língua Franca (ILF). As reflexões apontam que os conceitos ILF e translinguagem podem ser frutíferos para a escola pública.
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