OS QUATRO P’S DE MARKETING E SEU ALINHAMENTO COM AS ESTRATÉGIAS GENÉRICAS DE COMPETIÇÃO – UM ESTUDO BASEADO EM JOGOS EMPRESARIAIS

2020; Volume: 15; Issue: 2 Linguagem: Português

ISSN

2178-5961

Autores

Marco Aurélio Carino Bouzada, Affonso Henrique Lima de Mesquita Barros,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

O objetivo desta pesquisa e avaliar a relacao entre o resultado das empresas e o alinhamento entre as decisoes taticas de marketing tomadas e a estrategia empresarial generica pretendida. Para tal, valemo-nos do uso de laboratorio de pesquisa e do tratamento estatistico a partir das decisoes e resultados de firmas virtuais participantes de Jogos de Empresas aplicados em turmas de MBA em Marketing. A pesquisa bibliografica empreendida aborda Jogos Empresariais, pesquisa laboratorial, estrategias genericas de competicao de Porter, os 4 P’s de Marketing e o alinhamento das decisoes de marketing mix a estrategia adotada. Alem de lidar com o seu objetivo principal, este trabalho tambem testou duas hipoteses de pesquisa: a hipotese de que ao longo das sucessivas jogadas se obtem uma evolucao neste alinhamento avaliado para os participantes, e a hipotese de que ao longo das jogadas se obtem uma evolucao na correlacao entre o resultado atingido no jogo e o alinhamento avaliado para aquelas empresas. Os resultados dos testes apontaram que um maior alinhamento de fato esta correlacionado a um melhor resultado do jogo, confirmando o que e defendido pela teoria pesquisada e apresentada. Contudo, a primeira hipotese foi refutada parcialmente, uma vez que, com significância estatistica, ocorre uma melhoria da primeira para a segunda rodada, mas nao da segunda para a terceira. Ja a segunda hipotese foi refutada em sua totalidade. Nas consideracoes finais, tentou-se inferir a causa de tais refutacoes: a quantidade insuficiente de rodadas para a curva de aprendizado do complexo jogo comecar a fazer efeito.

Referência(s)