Fatores motivacionais na aprendizagem de Português Língua Estrangeira na China
2021; UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS; Volume: 25; Linguagem: Português
10.4013/edu.2021.251.21
ISSN2177-6210
Autores Tópico(s)Second Language Learning and Teaching
ResumoOs fatores motivacionais desempenham um papel determinante no sucesso da aprendizagem da língua estrangeira por parte dos estudantes e são essenciais também para que os professores possam compreender melhor e dar uma resposta mais eficiente às necessidades de aprendizagem dos alunos. Este artigo tem como objetivo analisar a influência de alguns fatores motivacionais que envolvem o percurso dos estudantes chineses na aprendizagem de português. Para este fim, foi ouvida a voz dos estudantes de Português da Universidade de Sun Yat-sen, situada na província chinesa de Cantão, com recurso a questionários e entrevistas. Os resultados revelam o predomínio da motivação instrumental na decisão de estudar português, além da influência que os fatores externos (meio social, família, etc.), a figura do professor, as questões de personalidade e o tipo de conteúdos abordados nas aulas possuem na relação dos estudantes com a aprendizagem de português.
Referência(s)