Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Fatores motivacionais na aprendizagem de Português Língua Estrangeira na China

2021; UNIVERSIDADE DO VALE DO RIO DOS SINOS; Volume: 25; Linguagem: Português

10.4013/edu.2021.251.21

ISSN

2177-6210

Autores

Manuel Duarte João Pires,

Tópico(s)

Second Language Learning and Teaching

Resumo

Os fatores motivacionais desempenham um papel determinante no sucesso da aprendizagem da língua estrangeira por parte dos estudantes e são essenciais também para que os professores possam compreender melhor e dar uma resposta mais eficiente às necessidades de aprendizagem dos alunos. Este artigo tem como objetivo analisar a influência de alguns fatores motivacionais que envolvem o percurso dos estudantes chineses na aprendizagem de português. Para este fim, foi ouvida a voz dos estudantes de Português da Universidade de Sun Yat-sen, situada na província chinesa de Cantão, com recurso a questionários e entrevistas. Os resultados revelam o predomínio da motivação instrumental na decisão de estudar português, além da influência que os fatores externos (meio social, família, etc.), a figura do professor, as questões de personalidade e o tipo de conteúdos abordados nas aulas possuem na relação dos estudantes com a aprendizagem de português.

Referência(s)
Altmetric
PlumX