
Musicoterapia Improvisacional Musicocentrada e Crianças com Autismo
2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 21; Linguagem: Português
10.5216/mh.v21.62311
ISSN2317-6776
AutoresMarina Horta Freire, Jéssica Martelli, Renato Tocantins Sampaio, Maria Betânia Parizzi,
Tópico(s)International Relations and Autism
ResumoO presente artigo aborda interfaces entre desenvolvimento musical, Musicoterapia e Musicalidade Comunicativa. Objetivando investigar o desenvolvimento musical de crianças com autismo e suas relações com ganhos terapêuticos em Musicoterapia Improvisacional Musicocentrada, foi avaliado quantitativamente o desenvolvimento musical de 25 crianças com autismo no início e final do tratamento de Musicoterapia, o que foi correlacionado aos ganhos terapêuticos. Os resultados mostram maior nível de desenvolvimento musical após tratamento e correlações positivas do desenvolvimento musical com melhoras principalmente na linguagem/comunicação. Dentre as discussões levantadas, destaca-se a relevância da teoria da Musicalidade Comunicativa para a compreensão das relações entre Musicoterapia e desenvolvimento musical.
Referência(s)