Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

PROBLEMATIZANDO AS RELAÇÕES DE GÊNERO NO FILME ROMA

2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE; Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Português

10.14295/de.v9i1.12908

ISSN

2358-8853

Autores

Silmara Aparecida dos Santos, Vinícius Rangel dos Santos, Anderson Ferrari,

Tópico(s)

Brazilian cultural history and politics

Resumo

Partindo do pressuposto de que o cinema é um espaço educativo, nosso propósito é problematizar o filme Roma a partir de uma perspectiva de gênero. Problematizar, na perspectiva de Michel Foucault, é uma forma de fazer pesquisa, caracterizada por sua relação com a história do pensamento, o que significa dizer que queremos transformar em problema algo que comumente não é tomado como tal, para colocar sob suspeita nossas formas de pensar e agir. O que queremos transformar em problema de investigação é o processo educativo dos pertencimentos ao gênero, tanto nas relações que se estabelecem entre o que é ser masculino e o que é ser feminino quanto no interior do gênero feminino. Para isso, vamos centrar nossas análises nas relações entre duas personagens mulheres da trama – Cleo e Dona Sofia – para problematizar nossas formas de pensar, de agir e de estar no mundo. PALAVRAS-CHAVE: Cinema. Pedagogias Culturais. Educação. Gênero.

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