Artigo Acesso aberto Produção Nacional

ENSINO SUPERIOR EM ENFERMAGEM EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID-19

2021; Volume: 2; Issue: 7 Linguagem: Português

10.47820/recima21.v2i7.560

ISSN

2675-6218

Autores

Jhonata Correa, Sarah Laís Rocha, Renata Campos de Sousa Borges, Adams Brunno Silva, Mariana Souza de Lima, Gleiciane Moraes Gonçalves, Cintia Yolette Urbano Pauxis Aben‐Athar, Geyse Aline Rodrigues Dias, Gleivison Cunha Teles, Aline Maria Pereira Cruz Ramos, Maicon de Araújo Nogueira,

Tópico(s)

Health Education and Validation

Resumo

Para mitigar a transmissão do vírus do COVID-19, adotou-se o distanciamento social e o Ensino Remoto Emergencial (ERE) no Brasil, essa transição ocorreu de forma abrupta gerando impactos no ensino superior de enfermagem. O objetivo deste estudo é analisar o ERE na educação superior pública e privada no estado do Pará durante contexto da pandemia da Covid-19 na perspectiva dos acadêmicos de enfermagem. Trata-se de um estudo descritivo exploratório, do tipo survey, de abordagem quantitativa, realizado entre setembro a dezembro de 2020. Para recrutamento de participantes utilizou-se da técnica Bola de neve, onde o link do questionário online foi compartilhado nas redes sociais. O questionário continha 24 questões referentes a 3 domínios: caracterização dos participantes; avaliação do acesso à internet e o ensino-aprendizagem em Enfermagem durante a pandemia. Identificou-se uma difícil transição do ensino tradicional presencial para o ERE entre os dois grupos, com melhor acessibilidade, maior impacto negativo do ERE nos acadêmicos de IES privada. O impacto do ERE à formação do profissional enfermeiro foi divergente, cujos visão positiva entre os acadêmicos de IES privada foi relacionada ao término das atividades, enquanto negativa àqueles da pública gostariam de ter a assegurar a prática clínica assegurada.

Referência(s)