A Igreja e a Educação a Partir do Concílio Plenário Latino Americano de 1899
2015; UNIVERSIDADE PITÁGORAS UNOPAR; Volume: 14; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
2447-8733
Autores Tópico(s)Religious and Theological Studies
ResumoO estudo apresenta reflexoes acerca das transformacoes ocorridas a partir da segunda metade do seculo XIX que reordenaram o papel da Igreja como condutora da sociedade, frente ao processo de laicizacao no contexto europeu e latino americano. Em especifico, analisa os discursos de reacao presentes no documento elaborado pelo Concilio Plenario Latino Americano, de 1899, voltados ao controle e a manutencao da educacao catolica a partir do modelo de cristandade proposto e defendido por esta instituicao. No aspecto teorico e metodologico, o trabalho vincula-se a perspectiva da historia cultural. Como resultado identificou o processo de reacao da Igreja, as mudancas relacionadas a educacao e ao ensino latino americano; a elaboracao de um plano de acao que abarcasse todos os niveis de ensino; bem como, a defesa de que a Igreja e os fieis deveriam impedir que os valores catolicos fossem retirados do ensino publico nacional.
Referência(s)