Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Composição química e avaliação das atividades antioxidante e anticolinesterásica do óleo dos frutos de Ouratea fieldingiana (Gargner) Engl.

2021; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 10; Issue: 10 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v10i10.19013

ISSN

2525-3409

Autores

Lucas Soares Frota, Francisco Flávio da Silva Lopes, Daniela Ribeiro Alves, Leonardo Soares Freitas, Gabriela Marinho Gonçalves Franco, Selene Maia de Morais,

Tópico(s)

Plant biochemistry and biosynthesis

Resumo

A planta medicinal Ouratea fieldinfiana conhecida popularmente como batiputá, é comumente encontrada na região litorânea do ceara, pertencente à família Ochnaceae e com característica arbórea ou arbustiva, de seu fruto pode ser extraído um óleo que é usado na culinária e na medicina tradicional como anti-inflamatório. Este trabalho objetivou caracterizar o óleo de batiputá e a fração polar deste óleo, como também quantificar os fenóis totais, avaliar sua capacidade antioxidante e anticolinesterasico. Do óleo artesanal de batiputá obtido por morador rural na cidade de Trairi-CE, foi separado por decantação com metanol e hexano a sua fração polar. Os principais ácidos graxos do óleo foram identificados por CG-EM no óleo de batiputá foram os ácidos palmítico (24,55%), linoleico (20,02%) e oleico (30,81%). A fração polar do óleo foi caracterizados em CLAE-DAD, sendo constituído pela flavona apigenina e seu dímero amentoflavona. A fração polar apresentou uma boa quantidade de fenóis totais, com 138,78 mg/EAG por grama da fração, além de uma ótima capacidade antioxidante com CI50 de 5,66 e 4,42 para inibir os radicas DPPH* e ABTS*+, respectivamente. A fração ainda possui uma capacidade quase três vezes maior de inibir a acetilcolinesterase, precisando de 12,58 µg/mL da fração, quanto o óleo precisa de 36,66 µg/mL para seu efeito inibitório. Esses resultados mostram que a fração polar do óleo de batiputá possui um forte potencial de ser um antioxidante comercial e seu efeito anticolinesterasico poderá nortear outros estudos para melhor entender seu efeito frente as doenças neurodegenerativas.

Referência(s)
Altmetric
PlumX