
Qualidade de vida de crianças nascidas prematuras em fase pré escolar
2021; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 10; Issue: 10 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v10i10.18915
ISSN2525-3409
AutoresDaiane de Carvalho Souza, Ivanete Fernandes do Prado, Darlyane Antunes Macêdo, Bartira Barros Fernandes Lessa Silva, Nancí Maria de França,
Tópico(s)Child Nutrition and Feeding Issues
ResumoEste estudo objetivou avaliar a qualidade de vida de crianças nascidas prematuras em idade pré escolar. Os participantes foram 15 crianças, 09 nascidas prematuras e 06 a termo, de ambos os sexos, com idade entre quatro e seis anos. As crianças se auto avaliaram através do instrumento Autoquestionnaire Qualité de Vie Enfant Imagé, com a ajuda de figuras e faces que expressam diversos estados emocionais e os escores se diferenciam de modo respectivo a muito infeliz, infeliz, feliz e muito feliz. Das 15 crianças avaliadas, 60,0% nasceram prematuras, 40% a termo e 13,3% tinha desenvolvimento neuropsicomotor questionável no momento da auto avaliação. O escore médio de qualidade de vida da amostra foi de 52,3, numa escala de zero a 78, com desvio padrão de 8,7, mínimo de 35 e máximo de 65. As crianças se sentem mais felizes no dia do seu aniversário (80,0%), à mesa junto com a família (80,0%), quando pensam no pai (73,3%), quando assistem televisão (73,3%), quando estão com os avós (66,7%), quando veem uma fotografia própria (66,7%), quando pensam em quando tiver crescido (66,7%), quando pensam na mãe (60,0%), durante as férias (60,0%), à noite quando se deitam (60,0%), em momentos de brincadeira, durante o recreio escolar (60,0%), quando fazem as lições de casa (60,0%), quando os amigos falam com eles (53,3%), quando o pai ou a mãe falam com eles (53,3%). Não se observou diferença significativa entre os sexos, idades, prematuridade ou não e desenvolvimento neuropsicomotor quanto ao escore de qualidade de vida (p>0,05).
Referência(s)