
Redes políticas de currículo: a atuação da Fundação Getulio Vargas
2021; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA; Volume: 16; Linguagem: Português
10.5212/praxeduc.v.16.18297.067
ISSN1809-4309
AutoresHellen Gregol Araujo, Alice Casimiro Lopes,
Tópico(s)Rural and Ethnic Education
ResumoNeste artigo, analisamos mudanças no modo de governança exercido por instituições filantrópicas e privadas na educação, com foco nas redes políticas de Stephen J. Ball. A noção de redes é associada à noção de social como prática discursiva de Ernesto Laclau, fazendo-nos conceber tais redes como espaços de disputa nas políticas educacionais e como representação do social, jamais plena, mas produtiva para interpretar a influência de instituições nas decisões políticas. Como exemplo dessa análise, focalizamos o protagonismo da Fundação Getulio Vargas (FGV), após a homologação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em busca de evidenciarmos sua atuação, inclusive internacional, nas ações de “implementação” da BNCC e na constituição de “novos” processos de gestão privada da educação pública.
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