INTERPRETATIVE CONTEMPLATION OF THE IMPRESSIONIST LANDSCAPE CREATIONS IN VERDE VAGOMUNDO: AN APPROACH BETWEEN BENEDICTO MONTEIRO, CLAUDE MONET AND VAN GOGH
2021; Volume: 6; Issue: 2 Linguagem: Português
10.26512/aguaviva.v6i2.32719
ISSN1678-7471
AutoresAdonai da Silva de Medeiros, Raphael Bessa Ferreira,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoO presente trabalho tem por objetivo principal fazer uma interpretação (comparativa) entre duas construções paisagísticas contidas no romance Verde vagomundo, de Benedicto Monteiro (1992), e duas pinturas de Claude Monet (Matin sur la Seine, le beau temps e Impresão, nascer do sol) e uma de Van Gogh (Auto-retrato, 1887). Para tanto, amparar-nos-emos em Argan (1992) e Hauser (1994), ao discorrerem acerca dos aspectos característicos e, em certo sentido, filosóficos do Impressionismo; em Sandanello (2014, 2016), no que tange à fundamentação sobre o impressionismo literário (uma relação entre a estética do Impressionismo e a Literatura); em Lanson (1909), em seu estudo acerca da substância e adjetivação da palavra na prosa; e em Paes Loureiro (2001, 2015), ao falar sobre a poesia enquanto eterno devir e da fecundidade da Amazônia, berço de poeticidade em sua floresta. Ademais, externamos que as paisagens, tanto em pinturas, quanto em palavras, manifestam a poesia plasmada em pinturas “poemáticas” germinadas pela impressão.
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