Artigo Acesso aberto Produção Nacional

A incidência de bullying na escola pública e o papel da gestão no enfrentamento da violência

2021; Volume: 5; Issue: 5 Linguagem: Português

10.15536/reducarmais.5.2021.2586

ISSN

2237-9185

Autores

Silvia Diana de Lima Silva Orique, Lúcio Jorge Hammes, Emanuel Moita,

Tópico(s)

Healthcare during COVID-19 Pandemic

Resumo

Este trabalho tem o objetivo analisar a incidência de bullying em Escolas Públicas, verificando as ações da gestão em relação a esta violência, que presente no ambiente escolar e tem trazido graves consequências para quem a sofre. A pesquisa foi desenvolvida em duas escolas, sendo uma municipal e outra estadual, situadas no município de Jaguarão, Rio Grande do Sul. Nestas escolas foram desenvolvidas entrevistas com professores, equipes de gestão e pais, permitindo conhecer melhor a realidade das escolas, especialmente, as ocorrências de bullying. Os dados indicam que uma das escolas ainda não tem uma proposta efetiva voltada ao enfrentamento do bullying, ao passo que a outra já tem um trabalho em busca da cultura de paz, permitindo amenizar os efeitos das agressões. No ambiente escolar, buscar alternativas para reduzir o bullying é uma ação básica da educação.

Referência(s)