Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O documentário como forma de divulgar ciência

2021; Volume: 17; Linguagem: Português

10.20396/td.v17i00.8665095

ISSN

1980-4407

Autores

Tayná de Souza Pereira, Carlos Alberto Andrade Monerat, Danielle Cristina Duque Estrada Borim, Marcelo Borges Rocha, Gabriel Mendes de Almeida,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

Documentário constitui um gênero audiovisual com potencial para Divulgação Científica, que pode ser utilizado como recurso didático em sala de aula. O presente estudo teve como objetivo analisar o documentário “Quando éramos macacos” a partir de três categorias: modo de representação, características flutuantes e erros conceituais. A análise dos dados possibilitou identificar que o modo de representação participativo foi o predominante. Além disso, foram encontradas algumas características flutuantes, como por exemplo o uso de reconstituições, as quais podem auxiliar em um melhor entendimento do tema, assim contribuindo para a aproximação com o público. Destaca-se que aspectos da Natureza da Ciência foram abordados no documentário, entretanto, percebe-se erros conceituais, tanto relacionados ao conteúdo, quanto a dublagem. Por fim, entende-se que uma das contribuições deste estudo é de sinalizar para a importância de uma leitura crítica de recursos audiovisuais antes da sua utilização como potencial recurso educativo.

Referência(s)
Altmetric
PlumX