Artigo Acesso aberto

Como o silêncio se manifesta no livro-álbum: entrevistas e análise de obras

2021; Linguagem: Português

10.5151/4spdesign-4spdesign_28

ISSN

2318-6968

Autores

Daniela Gutfreund, Clice de Toledo Sanjar Mazzilli,

Tópico(s)

Linguistics and Language Studies

Resumo

O silêncio contribui para a narrativa nos livros-álbum? Esta pesquisa tem intenção de investigar possíveis contribuições do silêncio na construção da narrativa na produção de livros-álbum contemporâneos. Por meio da análise de uma seleção de obras, em que há uma relevante presença do silêncio no tecer da narrativa, seja pela presença do que está em branco, seja no momento do virar da página, evidenciando, assim, elementos que potencializam a leitura através de uma compreensão mais profunda da própria linguagem. Este estudo está dividido em duas seções principais intrinsecamente relacionadas: um glossário do livro-álbum que define os elementos formais, gráficos, sintáticos e materiais específicos dessa linguagem, potencializando a compreensão de sua gramática; e a análise aprofundada do branco e do virar da página no corpus, em que tais elementos narrativos se configuram de maneira específica e determinante para a compreensão da linguagem. O glossário resulta da sistematização do levantamento e revisão bibliográficos. A análise crítica dos aspectos formais e elementos gráficos e materiais do corpus, com enfoque no silêncio, especificamente representado pela presença do branco e no ato de virar de páginas, tem como subsídio teórico a fenomenologia, a crítica literária, e a sintaxe da linguagem visual. Esta análise está sendo realizada em conjunto com as entrevistas com os 5 autores, cujas obras estão sendo investigadas. O corpus é composto por: O caminhão e A visita, de Lúcia Hiratsuka; Lá e aqui e Lulu e o urso, de Carolina Moreyra e Odilon Moraes; Linea 135, de Germano Zullo e Albertine; Meu tio chega amanhã, de Sebastián Camargo Santana.

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