Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Avaliação das atividades antimicrobiana e citotóxica de frações ricas em alcaloides obtidas das partes aéreas de Mitracarpus frigidus (Rubiaceae)

2021; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 10; Issue: 11 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v10i11.19541

ISSN

2525-3409

Autores

Thalita de Freitas Souza, Lara Melo Campos, Ari Sérgio de Oliveira Lemos, Irley Olívia Mendonça Diniz, Priscila de Lima Paula, Marcelo Gonzaga de Freitas Araújo, Luciana Moreira Chedier, Rodrigo Luiz Fabri,

Tópico(s)

Essential Oils and Antimicrobial Activity

Resumo

O presente estudo teve como objetivo extrair e avaliar o potencial antimicrobiano e citotóxico de frações ricas em alcaloides obtidas a partir das partes aéreas de Mitracarpus frigidus. O isolamento de alcaloides foi realizado por meio de extração ácido-base e cromatografia em coluna com Sephadex LH-20 como fase estacionária. A atividade antimicrobiana foi avaliada pelo método de microdiluição em caldo para determinação da concentração inibitório mínima (CIM) e também por parâmetros quantitativos antimicrobianos (atividade total, percentual de atividade e índice de susceptibilidade microbiano) contra nove linhagens de microrganismos: Staphylococcus aureus, Pseudomonas aeruginosa, Salmonella typhimurium, Shigella sonnei, Klebsiella pneumoniae, Escherichia coli, Bacillus cereus, Candida albicans e Cryptococcus neoformans. A citotoxicidade foi testada frente a Artemia salina e duas linhagens de células leucêmicas, HL60 e Jurkart. A fração mais rica em alcaloides apresentou atividade expressiva para S. aureus, S. typhimurium, B. cereus, P. aeruginosa, S. sonnei e C. neoforman com CIM abaixo de 0,100 mg/mL. As amostras não apresentaram efeito citotóxico frente a A. salina e em relação as linhagens de células tumorais, somente as frações mais ricas em alcaloides apresentaram uma moderada atividade com cerca 50 e 35% de diminuição da viabilidade celular para HL60 e Jurkart, respectivamente. Os resultados apresentados abrem perspectivas para o futuro isolamento, purificação e identificação de substâncias bioativas de M. frigidus que possam ser utilizadas, principalmente no tratamento de infecções microbianas.

Referência(s)
Altmetric
PlumX