A entrevista para entretenimento e a entrevista científica: elementos para uma comparação
2021; Linguagem: Português
10.5151/4spdesign-4spdesign_12
ISSN2318-6968
AutoresDiego Manzini Maldonado, Priscila Lena Farias,
Tópico(s)Cultural, Media, and Literary Studies
ResumoDesde 2014 realizo entrevistas com pessoas da área do design, primeiro no formato para Youtube, para o canal Diacrítico, e em seguida como podcasts para o programa Entreletras. Até 2020, aprendi a entrevistar, entrevistando. Quando ingressei no Mestrado em Design da FAU USP, com projeto a respeito da reforma gráfica realizada pelo jornal Folha de S. Paulo na década de 1990, descobri que o que eu fazia tinha nome: história oral e entrevistas semi-estruturadas. Referências recomendadas pela disciplina DSG 5006 Memória Gráfica e Cultura Material me colocaram em contato com a obra de Verena Alberti (2013), que se tornou central para minha pesquisa. Ressalto então as diferenças entre entrevistar para entretenimento e para fins científicos. A primeira modalidade admite uma relação próxima com o entrevistado, similar à de amizade. Para um podcast, que pode ser editado, eliminando eventuais erros e repetições, isso funciona. A segunda exige rigor científico para abordar fontes (entrevistados), sem deixar de demonstrar empatia. Entrevistas deste tipo não podem ser editadas, para que o ponto de vista do editor não prevaleça. Busco me colocar como um “igual”, e não como “entrevistador formal”. Antes da entrevista, explico o período sobre o qual pretendo obter informações. Mesmo adotando o modelo semi-estruturado, demonstro estar aberto para que tragam informações às quais não tenho acesso. Tudo tem funcionado bem, fazendo com que fontes narrem histórias de forma fluida e íntima. Entrevistar múltiplas fontes que trabalharam juntas ajudou a mapear e sanar lacunas em narrativas individuais. Em uma entrevista para entretenimento, por outro lado, um único ponto de vista pode ser suficiente, pois o foco pode ser um personagem e não a análise científica de um acontecimento.
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