A UTILIZAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO DE FÍSICA: UMA POSSIBILIDADE PARA O ENSINO DE RELATIVIDADE RESTRITA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

2021; Volume: 16; Issue: 2 Linguagem: Português

ISSN

1982-2413

Autores

Angelo Bruno Andrade Fiasca, Valeria Belmonte, Bernardo Matos Tavares, Michel Corci Batista,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Os desafios pedagogicos para o professor de Fisica na Educacao Basica sao cada vez maiores num contexto em que os alunos estao cada vez mais conectados. As escolas, por sua vez, carecem de investimentos em tecnologias e metodologias que estimulem um aprendizado significativo. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho e apresentar uma sequencia didatica sobre o tema Relatividade Restrita, estruturada na utilizacao de metodologias ativas e fundamentadas nas teorias de Ausubel-Novak-Mazur. A aplicacao da sequencia ocorreu numa turma de 1o ano do Ensino Medio de uma instituicao publica do interior do estado do Rio de Janeiro. Durante a implementacao da sequencia os alunos tiveram acesso previo aos materiais didaticos usando aplicativos em seus Smartphones. Os dados foram analisados seguindo os pressupostos de pesquisa qualitativa, notas de campo do pesquisador e materiais produzidos pelos alunos durante a implementacao da proposta. Os relatos foram organizados em duas categorias: alunos que se identificam com as metodologias ativas e alunos que estao na cultura do ensino tradicional. Os resultados indicam que o uso de aplicativos moveis em conjunto com metodologias ativas de ensino, proporciona maior interacao, protagonismo e envolvimento dos alunos em atividades colaborativas, contribuindo positivamente para a construcao de um ambiente de aprendizagem transformador e facilitador da aprendizagem.

Referência(s)