VIVENCIANDO A HISTÓRIA DA ASTRONOMIA POR MEIO DE TIRINHAS: UMA SEQUÊNCIA PARA O ESTUDO DE ESCALAS NO ENSINO FUNDAMENTAL

2021; Volume: 16; Issue: 2 Linguagem: Português

ISSN

1982-2413

Autores

Marcos Oliveira Santos, Wagner Duarte José, Valmir Henrique de Araújo,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O presente artigo aborda uma sequencia didatica para o ensino de Historia da Astronomia pautada no conceito unificador Escala, no uso de tirinhas sobre astros do Sistema Solar e personalidades que tiveram contribuicao direta no processo de construcao do conhecimento astronomico. A proposta foi implementada nas aulas de Ciencias Naturais, numa turma do setimo ano do ensino fundamental de uma escola publica municipal do sudoeste baiano, com o objetivo de verificar sua potencialidade como estrategia didatica para a problematizacao e contextualizacao do conhecimento. Verificamos que a utilizacao de tirinhas como recurso pedagogico parametrizada pelo conceito unificador Escala mostrou-se um vetor potencializador na apropriacao do conhecimento, com a abertura para o pensamento critico sobre Astronomia e a criatividade nas producoes artisticas dos estudantes.

Referência(s)