A Sociedade Estabelecida e a Função da Educação Democrática: uma discussão teórica entre Marcuse e Freire
2020; Universidad Nacional del Comahue; Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Português
10.15603/2175-7747/pf.v9n1p15-30
ISSN0327-5108
Autores Tópico(s)Youth, Politics, and Society
ResumoEste artigo esta sendo escrito com a funcao de discutir teoricamente textos de Herbert Marcuse e Paulo Freire, de forma que ambos se conectem a medida que se construa uma discussao sociedade-educacao. O designio aqui esta em refletir a sociedade estabelecida – tao discutida por Marcuse, – e sobre a educacao perante uma sociedade que segue esse mesmo modelo, porem, desta vez, abordando os textos de Freire. O texto esta dividido entre a discussao sobre o senso de comunidade versus massa e sobre a transicao da sociedade industrial brasileira em ascensao. Os resultados ficam a par de uma construcao simbolica a respeito de como se constituiria uma sociedade que, uma vez despertada, compreende o ciclo de uma sociedade que se dedica a educacao e uma educacao que responde a altura a esta mesma sociedade.
Referência(s)