
O ENSINO DE LIGAÇÃO QUÍMICA POR MEIO DE SITUAÇÃO-PROBLEMA COM ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO
2018; Volume: 13; Issue: 5 Linguagem: Português
ISSN
1982-2413
AutoresSamyr Pessoa da Siilva, Ângela Fernandes Campos,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoNeste estudo foi elaborada uma situacao-problema (SP) e atividades a ela vinculadas para abordagem de ligacoes quimicas comestudantes do ensino medio. A SP versou sobre um fenomeno quimico evidenciado a partir de um video da internet. Os estudantesrefletiram sobre as possibilidades de ocorrencia do fenomeno, sua velocidade, o tipo de ligacao que ocorria. Tambem construiram estruturas quimicas durante o ensino formal a fim de que os tres niveis do conhecimento quimico fossem vivenciados durante a abordagem. Para analise das respostas dos estudantes foram estabelecidas categorias denominadas satisfatoria, parcialmente satisfatoria e insatisfatoria. As respostas dos estudantes evidenciaram evolucao conceitual. As atitudes deles, como participacao e discussao em grupo foram positivas demonstrando potencialidades da abordagem de ensino por SP no contexto escolar.
Referência(s)