UMA PROPOSTA PARA O USO DO GIROSCÓPIO NO ESTUDO DA CONSERVAÇÃO DO MOMENTO ANGULAR
2018; Volume: 13; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
1982-2413
AutoresJucelino Cortez, Cassiano Zolet Busatto,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoApresentamos neste trabalho uma proposta metodologica de ensino de Fisica, para o estudo da conservacao do momento angular, apoiada no uso do giroscopio. Utilizamos como referencial teorico as teorias construtivistas de David Ausubel e de Marco Antonio Moreira destacando alguns principios da chamada Aprendizagem Significativa e Aprendizagem Significativa Critica que serviram como balizadores para a proposta. Com estes principios, sugerimos uma sequencia didatica para abordar,no ensino medio, de forma qualitativa e quantitativa, alguns topicos sobre rotacoes de corpos rigidos. Procuramos utilizar um modelo que descreva simplificadamente alguns fenomenos observadosno cotidiano dos educandos, bem como, o comportamento do giroscopio. Junto a proposta, apontamos uma sugestao para a construcao do equipamento e abordamos uma revisao conceitual adaptada para o ensino medio.
Referência(s)