Artigo Acesso aberto Revisado por pares

Influência da qualidade dos contextos familiar e de creche no envolvimento e no desenvolvimento da criança

2014; Volume: 23; Issue: 2 Linguagem: Português

10.17575/rpsicol.v23i2.327

ISSN

2183-2471

Autores

Manuela Pessanha, Ana Isabel Pinto, Sílvia Barros,

Tópico(s)

Family and Disability Support Research

Resumo

O presente estudo analisou a influência da qualidade dos contextos educativos (casa e creche) no envolvimento da criança com adultos, pares e objectos, observado em contexto de creche, e no seu desenvolvimento cognitivo, social e de linguagem. Participaram 120 crianças do Distrito do Porto, respectivas famílias e educadores. Os resultados indicaram que características da criança, a qualidade da sala de creche e os comportamentos interactivos dos educadores influenciam o envolvimento da criança em diferentes níveis de sofisticação. Verificou-se a existência de efeitos de pequena magnitude da qualidade das salas de creche nos resultados desenvolvimentais. Evidenciou-se também a existência de efeitos, pequenos a moderados, da qualidade do ambiente familiar no desenvolvimento das crianças.DOI: http://dx.doi.org/10.17575/rpsicol.v23i2.327

Referência(s)