Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Pessoas surdas na aula de Matemática... E agora? (Análise de uma práxis com materiais didáticos)

2021; UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MONTES CLAROS; Volume: 5; Issue: 11 Linguagem: Português

10.46551/emd.e202120

ISSN

2526-6136

Autores

Lucas José de Souza, Rita de Cássia Pistóia Mariani,

Tópico(s)

Linguistics and Education Research

Resumo

Considerando a inclusão como um paradigma necessário à democratização de espaços, este artigo objetiva apresentar a constituição de uma Sequência de Tarefas relacionada à aprendizagem de números reais, por meio de materiais didáticos, desenvolvida no 1º ano do Ensino Médio de uma escola da comunidade surda. A partir de um estudo de caso, dados do perfil discente, da observação participante e de uma Sequência de Tarefas foram analisados pela ótica qualitativa e semio-cognitiva. Entre os resultados, constata-se que o tangram propiciou maior mobilização de representações fracionárias e apreensões figurais. A calculadora, régua e compasso permitiram explorar representações decimais e construções geométricas, estabelecendo pontos sob a reta numérica. O livro didático desencadeou a necessidade de tradução para a Libras na abordagem das representações em português e linguagem matemática. Conclui-se que tais materiais didáticos contribuíram para a coordenação de representações, tomando como ponto de partida o figural e favorecendo a apreensão conceitual.

Referência(s)