Artigo Acesso aberto

Brand Valuation: Top 10 - Marcas mais valiosas do Brasil: um estudo sobre o reconhecimento da marca como ativo estratégico

2022; Brazilian Journal of Development; Volume: 4; Issue: 4 Linguagem: Português

10.34140/bjbv4n4-076

ISSN

2596-1934

Autores

Francisco Clairton Araujo, Fernando José Ferreira Lucas, Mitsuru Higuchi Yanaze,

Tópico(s)

Business and Management Studies

Resumo

A marca continua representando um ativo intangível de grande valor estratégico e financeiro para as empresas, portanto administradores que detenham conhecimento contábil e saibam gerenciar suas particularidades poderá agregar valor estratégico ao negócio principalmente em tempos de crise. Com a recente adoção das Normas Internacionais de Contabilidade (IFRS) no Brasil, tornou-se possível o reconhecimento contábil da marcas, logo o valor financeiro da marca poderá ser melhor gerido pela administração da empresa. A contribuição deste artigo consiste em verificar se as empresas que compõem o ranking Interbrand Top 10 (dez) marcas mais valiosas do Brasil, reconheceram o valor financeiro de suas marcas como patrimônio – ativo intangível perante suas demonstrações contábeis.A pesquisa se caracteriza como exploratória, as fontes de dados são primárias e secundárias divulgadas nos sites das empresas e Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Os resultados apresentaram que as empresas pesquisadas reconheceram publicamente o valor de mercado de suas marcas em seu relatório de administração, mas somente o grupo Ambev, Natura e Vivo reconheceram valores de suas marcas nas demonstrações contábeis, o que já demonstra uma evolução. Percebeu-se também não existir uma padronização de critérios para efeito de apresentação das notas explicativas comprometendo a comunicação entre as partes interessadas e mercado em geral.

Referência(s)