Estudo do processo de descaracterização do patrimônio edificado Itabaianense como resultado da carência de Educação Patrimonial / Study of the process of decharacterization of Itabaianense built heritage as a result of the lack of Heritage Education

2021; Brazilian Journal of Development; Volume: 7; Issue: 6 Linguagem: Português

10.34117/bjdv7n6-058

ISSN

2525-8761

Autores

José Paulo R. Conceição, Charles Pereira, Nycole A. Régis,

Tópico(s)

American Literature and Humor Studies

Resumo

A cidade de Itabaiana, localizada no agreste do estado da Paraiba, e berco de riqueza cultural e historica, enraizada desde os primordios da consolidacao paraibana. Tendo seu reconhecimento como vila por volta de 1804, Itabaiana foi palco de importantes marcos na historia nacional. Em meados do seculo XX, a cidade passou por um processo de modernizacao e enriquecimento com a chegada do trem a vapor e da energia eletrica, sendo esta, a primeira cidade na paraiba a recebe-la. Tais processos de sua constituicao, refletem o patrimonio arquitetonico e cultural que hoje a cidade detem. Terra natal do Mestre Sivuca, a cidade tambem e inspiracao de artistas como, Jose Lins do Rego, Jessier Quirino, entre outros, e possui rica pluralidade de estilos arquitetonicos que transpassam desde a arquitetura popular ate o estilo moderno emergente entre as decadas de 1930 e 1990. Tendo em vista a importância integrada a cidade, esta encontra-se em processo de tombamento pelo Instituto do Patrimonio Historico e Artistico do Estado da Paraiba – IPHAEP, desde 2017, quando seu centro historico foi cadastrado e iniciado o inventario das edificacoes. Enfatizando a potencialidade patrimonial da cidade, e em contrapartida a atual situacao de degradacao e modificacao que boa parte deste patrimonio sofreu, surgiu entao a intencao de se analisar o modo como essas modificacoes ocorriam, os locais, os materiais e as intencoes dos proprietarios para com essas alteracoes, visando entender os motivos das reformas e as necessidades da populacao ao executa-las. O objetivo do presente trabalho, realizado a partir da iniciativa do grupo de pesquisa LABHIS (Laboratorio de Historia da UFCG), e poder compreender o que a carencia de educacao patrimonial pode gerar nos bens, sendo estes afetados por meio de reformas indevidas executadas pelos usuarios. Para tal intencao, buscou-se mapear algumas classificacoes destas reformas nas fachadas das edificacoes, bem como os materiais utilizados nestas, na area de analise escolhida, por meio de visitas in loco, registros fotograficos, e programas computacionais. Posteriormente, os resultados serao compartilhados com os habitantes por meio de oficinas, possibilitando construir assim um dialogo com a populacao e buscar de forma coletiva, sugestoes de manuseio do patrimonio, procurando estabelecer um equilibrio entre a preservacao e as necessidades dos moradores, e promovendo assim uma educacao patrimonial participativa. Para compreender-se contextos da historia patrimonial e educacao patrimonial, tem-se o embasamento biografico de WEIMER (2012), DVORAK (1910), CHOAY (1992), entre outros teoricos patrimoniais.

Referência(s)
Altmetric
PlumX