Artigo Produção Nacional

il Cimento Dell’Armonia Edell’Inventione: As Quatro Estações de Antonio Vivaldi

2015; Institute for Operations Research and the Management Sciences; Volume: 22; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

1526-551X

Autores

Paulo Roberto Peloso Augusto,

Tópico(s)

Diverse Musicological Studies

Resumo

As Quatro Estacoes, coletânea de quatro concertos para violino solista e orquestra de cordas, que integram o opus 8 de Antonio Vivaldi – intitulado Il Cimento dell’armonia e dell’inventione – sao, na realidade, um tributo de amor a natureza e a vida. Trata-se de uma intima associacao entre a poesia e o poder descritivo da musica, que sugere constantemente uma imagem sonora repleta de beleza e entusiasmo do fenomeno cosmico da natureza em que a vida se revela em todo o seu esplendor: as quatro estacoes do ano. Passados quase trezentos anos desde sua primeira publicacao em 1725, esta obra-prima do barroco italiano continua a dar mostras intensas de vitalidade, constituindo-se num exemplo perfeito de composicao do repertorio erudito que pertence ja ao dominio popular. A proposta deste artigo esta em investigar os procedimentos compositivos de Vivaldi, autor da poesia e musica desta serie original, que esta inserida na estetica do barroco musical italiano. Exibindo virtuosisticamente a forma Concerto Solista, em que o violino e a orquestra apresentam uma rica imagem sonora das estacoes, surge, ao mesmo tempo, uma complexa e extraordinaria disputa (il cimento) entre a tecnica apurada da composicao e execucao (l’armonia) e a livre criacao (l’inventione).

Referência(s)