Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Inserção da psicologia nos cursos de graduação em odontologia: contribuição na humanização do cuidado em saúde

2021; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Linguagem: Português

10.11606/issn.2357-8041.clrd.2021.185307

ISSN

2357-8041

Autores

Danielle Fernandes Lopes, Yuri de Lima Medeiros, Luan Viana Faria, João Paulo Santana da Silva, Fabiane Rossi dos Santos Grincenkov, Gracieli Prado Elias,

Tópico(s)

Health, Nursing, Elderly Care

Resumo

Objetivo: Com base na notória necessidade da presença da disciplina de psicologia nas grades curriculares do ensino superior de cursos de saúde, buscou-se compreender qual sua oferta nas graduações em odontologia, obtendo-se um panorama da inserção da disciplina de psicologia nos projetos pedagógicos dos cursos de graduação em odontologia da região Sudeste do Brasil. Método: Realizou-se um estudo transversal no qual as grades curriculares dos cursos foram analisadas, buscando-se as informações referentes às variáveis: oferta da disciplina, natureza do componente curricular (obrigatória ou não-obrigatória), forma em que o conteúdo é ministrado (presencial ou à distância) e carga horária. Resultados: Participaram do estudo 176 faculdades, das quais 32 foram excluídas por não disponibilizarem suas respectivas grades curriculares. Observou-se que 98 (68,05%) instituições de ensino superior (IES) oferecem a disciplina de em sua grade curricular, sendo 78,44% obrigatória, 78,57% presencial e com carga horária máxima de 80h e mínima de 30h. Conclusão: Conclui-se que, embora seja ofertada na maioria das IES, é necessária a elevação da inclusão dessa disciplina em toda a amostra estudada, visto que ela é de grande relevância para a humanização do atendimento odontológico.

Referência(s)