Além e Aquém da Tela: Possibilidades espaciais da imagem eletrônica e o design de audiovisual como instrumento de projeto
2021; Linguagem: Português
10.5151/4spdesign-4spdesign_16
ISSN2318-6968
AutoresLuís Felipe Abbud, Giselle Beiguelman,
Tópico(s)Literature, Culture, and Aesthetics
ResumoEsta pesquisa explora o design de audiovisual como campo para problematização da imagem eletrônica, e o modo com o qual diferentes formas de experiência da cidade contemporânea podem ser mediadas por ela. Tem como tônica a análise da espacialidade que emerge da realidade estendida (conjunto de tecnologias composto pelas realidades virtual, aumentada e mista). Para tanto, investiga as formas de intersecção entre os espaços virtual (por imagens eletrônicas programadas) e real efetivamente construído e investiga como o campo do design passa a efetivamente configurar espaços híbridos de habitabilidade, unindo design gráfico (interfaces de usuários para programas e aplicativos), de objeto (dispositivos tecnológicos nos quais operam para criação de experiências imersivas) e de experiência (programação de jogos, aplicativos e plataformas digitais). A discussão é estruturada a partir da exposição Máquina Olho (Campinas,2019), realizada pelo autor desta pesquisa, como projeto-base para coletânea e organização de conhecimento sobre a arqueologia da imagem técnica. A pesquisa, metodologicamente afinada com as práticas de research by design, terá como produto final um conjunto de aplicações das tecnologias abordadas, por meio de processos de visualização de dados e uma nova edição da exposição Máquina Olho em espaço on-line imersivo. A pesquisa se baseia na coletânea de dados extraídos de fontes heterogêneas referentes ao universo estudado (bibliográficas, videográficas e webgráficas), e na padronização sistêmica dessas informações em modelos visuais 2D e 3D. Tal sistema tem como objetivo a geração de quadros comparativos em escala, a partir dos quais será possível realizar as análises pretendidas, bem como tornar seus produtos acessíveis no formato expositivo proposto.
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