
Lazer à Performance
2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS; Volume: 24; Issue: 2 Linguagem: Português
10.35699/2447-6218.2021.34942
ISSN1981-3171
AutoresJéssica Barbosa Ferreira, Letícia Cristina Lima Moraes, Wanderley Marchi Júnior,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoOs jogos eletrônicos se desenvolveram durante os anos, sendo conhecidos por muito tempo como um tipo de atividade recreacional e de lazer. O crescimento da internet possibilitou o surgimento de um novo cenário, em que alguns jogadores puderam se profissionalizar, originando o e-Sport. Objetiva-se apresentar um histórico sobre o desenvolvimento dos jogos eletrônicos e sua passagem de uma prática de lazer para uma atividade esportiva profissional. Conclui-se que a disseminação dos e-Sports se deve às características modernas, dinâmicas e distintivas que os esportes eletrônicos têm adquirido, à vasta procura e, consequentemente, oferta da prática, sendo visível a presença dos processos de mercantilização, espetacularização, amadorismo, institucionalização e profissionalização que os e-Sports passaram e passam, com cada processo não ocorrendo de forma linear um com o outro, mas sim interconectados.
Referência(s)