Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Análise do perfil fitoquímico e da atividade fotoprotetora do extrato aquoso de Plectranthus ornatus codd. (boldo chinês)

2020; Anderson Bruno Anacleto de Andrade; Volume: 10; Issue: 1 Linguagem: Português

10.18378/rebes.v10i1.7953

ISSN

2358-2391

Autores

Mylena Medeiros Simões, Maria Francyherla Miguel da Silva Leite, Fernanda Matias Cariri Marques, Bernadete Santos, Maurício Maurício André Campos de Medeiros, Abrahão Alves de Oliveira Filho,

Tópico(s)

Phytochemistry Medicinal Plant Applications

Resumo

A radiação ultravioleta faz parte do espectro eletromagnético transmitido pelo sol e inclui oscomprimentos de onda ultravioleta (UV), que pode ser subdividida em U-VC, U-VB e U-VA. Esses raiosUV podem ocasionar não só efeitos agudos como eritemas, queimaduras provocadas pelo sol efotossensibilidade, mas também crônicos, como envelhecimento cutâneo e câncer de pele. Nesse sentido,a aplicação de produtos que funcionem como protetor solar é um meio eficiente para previnir e diminuiros efeitos das radiações UV. Assim, substâncias existentes nas plantas como taninos, alcaloides eflavonoides, podem ser utilizadas com o intuito de fornecer proteção à pele. Logo, esse trabalho tevecomo objetivo avaliar o perfil fitoquímico e o fator de proteção solar (FPS) do extrato aquoso dePlectranthus ornatus Codd., através do teste in vitro. Os dados foram submetidos à equação proposta porMansur et al. (1986), para avaliar o FPS, realizando análises por espectrofotometria de varredura naregião UV-B. Além disso, foi realizada a análise fitoquímica com base em reações químicas queresultaram em alteração da coloração e/ou precipitação que são específicos, através da metodologia deMatos (1997), na qual indicou a presença dos metabólitos secundários alcaloides e taninos. Avaliando osresultados alcançados, nota-se que as concentrações de 500 µg.mL-1 e 1000 µg.mL-1, apresentarampotencial fotoprotetor, com FPS 6,99 e 14,07, respectivamente, sugerindo uma possível utilização comoprotetor solar em fitocosméticos.

Referência(s)