Brinquedoteca aberta: uma experiência formativa no curso de pedagogia / Open toy library: a formative experience in the pedagogy course
2021; Brazilian Journal of Development; Volume: 7; Issue: 6 Linguagem: Português
10.34117/bjdv7n6-359
ISSN2525-8761
AutoresKeivy Evilázio Gomes, Juan Canellas Bosch Neto, Gabriela Martins de Paiva, Samuel Gonçalves Maia, Gustavo Henrique Ferreira Dimas, Renato Cruz Gazolla, Juan Morell de Sousa Vivas, Alisson Cristian da Cruz,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoO presente trabalho foi desenvolvido a partir de simulações computacionais para determinar as emissões produzidas pelo querosene de aviação(QAV) e bioquerosene de pinhão manso em diferentes proporções e comparação dos resultados das emissões. Esse trabalho teve como objetivo prever as emissões das turbinas modelo turbofan de forma rápida e eficaz utilizando um programa de simulação desenvolvido por Bosch Neto (2012) com algumas variações, baseado na metodologia de equilíbrio químico com a cinética química. A modelagem do processo de combustão foi realizada que gerou um sistema de vinte e duas equações não lineares de equilíbrio químico e um sistema equaões diferenciais de cinética química. O programa computacional teve entradas de temperaturas de combustão do bioquerosene e do QAV, fórmula química dos mesmos, pressão da câmara de combustão e a relação ar/combustível. Foi desenvolvido um algoritmo para a resolução do sistema de equações não lineares e para o sistema equações diferenciais, utilizando o método de Newton-Raphson e Runge Kutta quarta ordem. Obteve-se como respostas as simulações das emissões de monóxido de carbono (CO), gás carbônico(CO2) e monóxido de nitrogênio(NO) geradas pela mistura querosene e bioquerosene, com uma variação na concentração de bioquerosene de 0% à 100% com intervalos de 5% no combustível. Foram analisados os resultados das emissões misturas dos mesmos nas proporções citadas. A adição de bioquerosene puro gerou um aumento de 1,61% na emissão de CO2, 1,4% na emissão de CO e 65,06 ppm na emissão de NO em relação ao QAV puro, instigando o uso do bioquerosene em pequenas proporções como de 5% para evitar o aumento das emissões. Uma das possíveis vantagens da adição do bioquerosene ao QAV seriam a diminuição de emissões de compostos que possuem enxofre, aumento da lubricidade e diminuição de emissões de compostos aromáticos.
Referência(s)