
A instrução pública em Condorcet e suas vicissitudes
2021; National Association of Postgraduate Research in Education; Volume: 26; Linguagem: Português
10.1590/s1413-24782021260052
ISSN1809-449X
AutoresCarlota Boto, Leonardo Marques de Souza,
Tópico(s)Religion and Society in Latin America
ResumoRESUMO O projeto objetiva abordar a obra educacional de Condorcet a partir de dois problemas. O primeiro é a relação entre os princípios educacionais do autor, como: liberdade, laicidade, gratuidade e universalidade de ensino. O segundo é a comparação entre as suas duas obras: Cinco Memórias Sobre a Instrução Pública e Instrução Pública e Organização do Ensino, tendo em vista analisar semelhanças e diferenças entre ambas. Buscamos a comparação entre as obras devido à dissonância na literatura sobre o tema, pois, enquanto Cahen afirma que não há qualquer diferença substancial entre as duas obras, Albertone destaca que, em uma compração entre as duas obras, o Projeto parece ter maior sensibilidade social do que as Memórias, demonstrando, assim, uma descontinuidade entre as obras.
Referência(s)