
Experimentação como estratégia para abordar a temática Nanotecnologia no Ensino Médio numa perspectiva CTSA
2021; Brazilian Society of Chemistry; Volume: 13; Issue: 3 Linguagem: Português
ISSN
1984-6835
Autores Tópico(s)Environmental Sustainability and Education
ResumoEste artigo apresenta resultados de uma investigacao de carater qualitativo, sobre o uso da experimentacao com enfoque na interface Ciencia, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (CTSA), para abordagem dos conteudos de estrutura atomica e propriedades dos materiais a partir da tematica Nanotecnologia. A pesquisa foi realizada com estudantes do 1o ano do ensino medio noturno de uma escola publica estadual da cidade de Porto Alegre, RS, no ano de 2019. Os dados foram coletados com questionario aplicado, antes e depois das intervencoes pedagogicas propostas no produto educacional desenvolvido no Programa de Pos-Graduacao do Mestrado Profissional em Quimica em Rede Nacional (PROFQUI) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. O produto educacional contempla atividades praticas de sintese utilizando materiais de baixo custo e geracao de residuos inocuos: (i) uma de nanoparticulas de prata, bem como sua caracterizacao, pelo efeito Tyndall e sua aplicacao como controle bacteriologico; e (ii) outra de nanoparticulas magneticas de Fe3O4 apresentando sua utilizacao, atraves de videos, na remediacao ambiental, carreadoras de farmacos, tratamento de tumores e na mineracao. As sinteses realizadas foram disponibilizadas na forma de protocolos de procedimentos e videos didaticos com a execucao das mesmas para posterior consulta e revisao dos conceitos relacionados a cada um dos experimentos. As respostas obtidas foram comparadas e verificou-se que a realizacao das atividades do produto educacional favoreceu o processo de ensino e aprendizagem.
Referência(s)