
Índice de educação ambiental para avaliar as múltiplas dimensões socioambientais e de educação ambiental do Programa de Saneamento da Estrada Nova, Belém
2021; Volume: 38; Issue: 2 Linguagem: Português
10.14295/remea.v38i2.12433
ISSN2318-4884
AutoresNaiara de Almeida Rios, Antônio Cordeiro de Santana, Oriana Almeida,
Tópico(s)Rural Development and Agriculture
ResumoO objetivo do artigo foi criar um índice para avaliar a influência da Educação Ambiental (EA), pelo Programa de Saneamento da Estrada Nova (PROMABEN), na vida dos moradores da Bacia Hidrográfica da Estrada Nova, em Belém, de 2006 a 2018. Os resultados foram obtidos, a partir da percepção da população local, por meio da aplicação de questionários semiestruturados. Para o processamento das informações, a Análise Fatorial Exploratória foi utilizada, gerando cinco fatores socioambientais, que explicaram a realidade da bacia e os efeitos da EA. A discussão foi quali-quantitativa, considerando a educação no processo de gestão ambiental. O Índice de Educação Ambiental revelou que o nível de desempenho da EA, pelo programa, foi “baixo” ou “muito baixo”, totalizando 68,47% de baixa significância e de eficiência na vida da população residente.
Referência(s)