
As experiências e os desafios dos professores de escolas públicas estaduais no início da pandemia do COVID-19
2021; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 10; Issue: 10 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v10i10.19292
ISSN2525-3409
AutoresSilmara Bezerra Paz Carvalho, Maria da Glória Carvalho Moura,
Tópico(s)Academic Research in Diverse Fields
ResumoEste artigo apresenta os resultados de uma pesquisa, que tem como objetivo investigar como se deu a experiência da prática educativa no início da pandemia do COVID-19, sua execução e os impactos na formação do professor e na aprendizagem dos alunos frente ao uso das redes digitais de aprendizagem das escolas públicas estaduais no município de Alto Longá – PI. Para a coleta de dados, utilizou-se uma abordagem qualitativa e o instrumento foi o questionário online. Embasadas nos documentos legais que regem a educação brasileira e nos aportes teóricos, partimos de uma reflexão sobre uma situação real vivenciada nesse tempo pandêmico, onde pudemos compartilhar dos anseios, as experiências e os métodos desenvolvidos para o planejamento, implementação e execução das aulas não presenciais. Os resultados apontaram a importância e os desafios do trabalho docente nesse cenário, que demonstra uma precariedade na implementação dessa alternativa, no que se refere aos déficits de atendimento e uso das tecnologias digitais na rede de ensino, o que têm gerado uma situação indesejada de improviso e exclusão social.
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