Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Teatro e Educação Inclusiva:

2021; Volume: 23; Issue: 3 Linguagem: Português

10.14393/ot2021v23.n.3.59674

ISSN

1983-3857

Autores

Carlos Alberto Ferreira da Silva,

Tópico(s)

Arts and Performance Studies

Resumo

Propõe-se com este texto relatar a experiência do projeto de extensão denominado Teatro e Educação Inclusiva: uma proposta pedagógica no Centro de Ensino Especial Dom Bosco e no Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual de Rio Branco, realizado na Universidade Federal do Acre, entre os meses de maio a dezembro de 2020. A pesquisa desenvolvida, de forma remota, contou com a participação de discentes da Universidade Federal do Acre, que atuaram como bolsistas para a realização da prática pedagógica com pessoas com deficiência. Para o desdobramento do projeto, quatro fases foram importantes, sendo elas: I – Formação sobre os temas e encontros com especialistas da área; II – Participação e Organização de eventos relacionados a Teatro e Acessibilidade Cultural; III – Realização de planejamento e preparação das aulas de teatro com alunos e alunas com deficiência; IV – Ministrar aulas para 22 discentes com deficiência do Centro de Apoio Pedagógico ao Deficiente Visual (CAPDV) e do Centro de Ensino Especial Dom Bosco. Portanto, neste texto, propõe-se descrever o percurso e as referências que serviram de base para o desenvolvimento das abordagens teatrais com os referidos discentes.

Referência(s)
Altmetric
PlumX