Artigo Acesso aberto Produção Nacional

POSSIBILIDADES DA PSICOMOTRICIDADE EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA PARA ALUNOS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

2021; Volume: 22; Issue: 2 Linguagem: Português

10.36311/2674-8681.2021.v22n2.p317-332

ISSN

2674-8681

Autores

Carla Gabriela Laureano, Maria Luiza Salzani Fiorini,

Tópico(s)

Academic Research in Diverse Fields

Resumo

Crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) apresentam dificuldades em se comunicar e estabelecer interação social com as pessoas, comportamentos estereotipados e repetitivos. A Psicomotricidade, nas aulas de Educação Física, pode ajudar nesse processo de escolarização, pois, proporciona benefícios para o desenvolvimento motor, cognitivo, afetivo e social. Objetivou-se identificar as possibilidades da Psicomotricidade em aulas de Educação Física para alunos com Transtorno do Espectro Autista. Esta pesquisa teve como método a revisão da literatura. Os materiais selecionados foram identificados nas bases de dados SciELO e Google Acadêmico. Foram utilizados livros, artigos, dissertação, Trabalhos de Conclusão de Curso e trabalhos publicados em anais de congresso. Foi pesquisada a literatura nacional e para busca foram utilizadas as seguintes palavras-chave em combinação: Psicomotricidade, Transtorno do Espectro Autista, autismo, inclusão e Educação Física Escolar. Identificou-se que, como a Psicomotricidade tem como objetivo desenvolver por completo o ser humano em seus aspectos motores, cognitivos e afetivos, e atividades psicomotoras nas aulas de Educação Física pode ajudar a criança com TEA no desenvolvimento do raciocínio, da imaginação, da criatividade, da afetividade e da socialização. Com relação ao professor de Educação Física, a literatura da área recomenda que, diante da inclusão escolar de alunos com TEA, é necessário trabalhar as potencialidades individuais que cada criança possui, respeitando o tempo e os limites de cada criança diagnosticada com TEA. Recebido em: 20/06/2020 Reformulado em: 06/07/2020 Aceito em: 06/07/2020

Referência(s)